4 macropropulsores que guiaram a arquitetura e o design em 2025
A arquitetura é uma arte em constante transformação.
Se expressa na forma e função, beleza e propósito, refletindo o espírito de seu tempo — e abraçando mudanças sociais, inovações culturais e avanços tecnológicos. A arquitetura está sempre se reinventando, adicionando novos elementos à sua narrativa, sem deixar de valorizar os estilos atemporais que permanecem como pilares estéticos.
Temas como sustentabilidade tem ganhado cada vez mais protagonismo na arquitetura e no design. A busca por materiais que respondam aos desafios ambientais e sociais cresce continuamente, posicionando a arquitetura sustentável como uma tendência-chave para 2025.
A WGSN destaca alguns dos macropropulsores que devem influenciar os consumidores e profissionais no próximo ano. Entre elas, está a força das cores como catalisadoras de conforto e bem-estar. Ou seja, tons como Future Dusk, Sage Green e Sunset Coral simbolizam o hedonismo consciente — o prazer equilibrado pela responsabilidade.
Outros elementos em ascensão incluem a Complexidade Digital, traduzida em formas, tons e texturas, que conectam os espaços ao universo virtual; influenciando não só a forma como interagimos com os espaços, como também intervém nas disposições de iluminação, incidência de luz, bem como as Ilusões de Ótica e o Luxo Discreto, que transformam ambientes com sutileza e profundidade.
Para a Decortiles, inovar é explorar o futuro da arquitetura e do design de interiores sem perder a conexão com a sensibilidade tátil e emocional. Por isso, nossas séries são criadas a partir de uma Sensibilidade Criativa e da fusão entre o digital e o natural, entregando peças que são contemporâneas e nada óbvias.
O Design Autoral também ganha espaço em 2025, e já é um dos pilares que definem a Decortiles. Criamos coleções exclusivas, como Biomas, assinada pelo Atelier Marko Brajovic, e as peças super exclusivas da designer Carol Gay, onde o apelo artesanal conversa com as tendências urbanas.
O Minimalismo do Futuro aparece como uma estética essencial, focada na criação de espaços silenciosos e terapêuticos, enquanto a Biomimética e o Naturalismo continuam a inspirar projetos que conectam as pessoas à beleza dos ecossistemas e ao conforto de peças inspiradas na natureza.
O futuro do design de interiores e da arquitetura para 2025 aponta para mais do que tendências — é uma evolução que valoriza o bem-estar, a criatividade e o vínculo entre o humano e o espaço. E, a Decortiles segue como parte ativa dessa transformação, projetando peças que refletem o melhor do agora e do que ainda está por vir.