A inspiração vem dos seixos
Na atribulação diária, quem olha distraidamente pode julgá-los meras pedrinhas. Que engano! Os seixos rolados são joias singelas que a natureza leva séculos para produzir.

Matéria sólida e perene, os pedaços de rocha são esculpidos pela força da água em rios e mares até perderem as arestas e conquistarem formas arredondadas, lisas e perfeitamente imperfeitas.
Sem depender de arranjos mirabolantes ou de cores exuberantes – às vezes eles são simplesmente cinza –, os seixos rolados levam para os espaços construídos a beleza rústica dos materiais simples e inacabados. Provocam os sentidos e evocam memórias afetivas.
Vão bem em meio às plantas, ladeando caminhos, vestindo paredes e lareiras, desenhando tapetes que massageiam os pés descalços. Compõem com tudo, sem competir com nada. Mas nunca passam despercebidos, nem mesmo quando integram looks monocromáticos.

Os pequenos retângulos em porcelanato são posicionados em formato de espinha de peixe, provocando um grafismo inusitado e orgânico ao mosaico Baía Cinza (26,6×26,7cm), aplicado na parede.
É o que acontece, também, com os mosaicos de cor cinza Baía, Edro, Coral e Diamantina, da série Foz, da Decortiles. Cada um com seu formato, eles trazem para os ambientes elementos essencialmente naturais, como a pedra, e motivos que fazem lembrar a água, a exemplo de escamas e espinhas de peixe.
Feitos de porcelanato, os mosaicos da série Foz são ideais tanto para pisos quanto para aplicação em paredes e superfícies levemente curvas, como colunas, já que se adaptam aos contornos da base que os recebe.

Os poliedros são figuras geométricas formadas por vários planos, como as pirâmides e os cubos. Uma fonte de informação e inspiração para o mosaico Edro Cinza (30x45cm), usado em parceria com os revestimentos Basco 12, na bancada, e Atlântica Âmbar, no piso.

O mosaico Coral (30x40cm) traz o conceito das formas e efeitos das escamas de peixe com a estampa do seixo. Um clássico transformado em atemporal também para uso em fachadas e piscinas.
Não por acaso, os mosaicos são produzidos a partir do revestimento Foz, da mesma série da Decortiles, que transfere para a face plana do porcelanato o aspecto mais bruto e natural dos seixos.
As peças acetinadas, disponíveis em três tamanhos (120x120cm, 29,8x120cm e 60x120cm), podem revestir pisos e paredes, tecendo espaços onde grafismos e volumes sobressaem, enquanto as cores se calam.

A junção dos seixos naturais dá o aspecto principal do porcelanato Foz (120x120cm), que traz na superfície um cinza que varia entre pontos claros e escuros, despertando para o toque.
A série Foz inclui, ainda, os azulejos Recife (45×120 cm), no clássico padrão espinha de peixe. O relevo tridimensional e o aspecto de seixos contrastam suavemente três tons cinzentos, emprestando um visual complexo e dinâmico a paredes.

Os recifes abrigam um rico ecossistema marinho que inspira o azulejo Recife Cinza (45x120cm). Os efeitos gráficos das espinhas de peixe podem ser interpretados das mais diversas maneiras e ganham estampas em alta definição.
Quando a cor se torna coadjuvante, o protagonismo cabe às texturas, como no porcelanato Seixos (120x240cm), outra opção da Decortiles para compor panos de fundo neutros para quem busca na casa o relaxamento e a calma interior. O acabamento fosco prioriza o toque, aguçando a sensibilidade.
O modelo, extremamente contemporâneo, é parte da série Arts, que reúne materiais e designs das mais diferentes regiões do planeta, em placas de grandes formatos, adequadas a pisos, paredes e mobiliário.

As pedras cinzas conhecidas como Ceppo di Gré são uma mistura de várias pedras originárias da Lombardia, na Itália. Cepp, no dialeto milanês, significa pedra com seixos, e vem daí a inspiração para o porcelanato Seixos (120x240cm), que une tradição e vanguardismo em placas de grande formato.
Em ambientes onde peças menores se prestam melhor ao espaço, a opção dentro da estética dos seixos é o porcelanato Ágata (90x90cm, com rodapé de 14,5×90 cm), que batiza uma coleção atemporal com três variações de cinza.

As ágatas chamam a atenção por sua riqueza gráfica e espectro de cores. Na série Ágata, são interpretadas de maneira minimalista e atemporal, com uma cartela neutra e versátil, e ganham toda a resistência e design de alta performance do porcelanato.
Para desenvolver o produto, a Decortiles colheu inspiração na rocha de mesmo nome, conhecida por sua multiplicidade de matizes e por seus poderes terapêuticos. Entre os benefícios atribuídos à ágata, estão equilíbrio, harmonia e proteção – tudo o que nossas casas pedem em tempos tão atribulados.