Novas séries da Coleção Biomas chegam ao portfólio da Decortiles
Transformação, resiliência e sensações são palavras que definem os novos lançamentos da Coleção Biomas, parceria entre Decortiles e o Atelier Marko Brajovic.

Desbravando a riqueza natural do Brasil, as novas séries traduzem a essência dos biomas brasileiros em porcelanatos exclusivos, com pigmentos que refletem as cores, texturas e sensações de cada bioma.

Agora, a jornada se expande com os lançamentos das séries Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, que se juntam às já consagradas Amazônia, Pampas e Caatinga, formando um verdadeiro mosaico da biodiversidade brasileira. “Reforçamos essa continuidade e a importância de nos conectarmos de forma sensorial com os biomas. Essas peles que revestem nossas relações, falam também das sensações nas quais sentimos a natureza, onde a vida nasce e renasce”, comenta Brajovic.
Pantanal: a suavidade das águas
O Pantanal é um bioma em constante transformação, onde águas e terras se fundem em um ecossistema único e repleto de vida. Inspirada pela maciez das águas, pelos verdes submersos e pelos limites fluídos de suas planícies alagadas, a série Pantanal traz um relevo que simula os corixos intermitentes, característicos das cheias. O leve brilho da peça remete às lagoas reluzentes que permeiam a paisagem.

As cores da série traduzem essa complexidade natural: Bodó, inspirada no peixe típico da região; Lagoa, que reflete as transformações das paisagens alagadas; e Simbio, que representa as relações simbióticas entre os seres vivos que habitam o bioma.
Cerrado: a resiliência da terra
Com paisagens de rara beleza e uma biodiversidade surpreendente, o Cerrado é um bioma de contrastes, onde a aridez e a exuberância coexistem em perfeita harmonia. Inspirada nas espessas cascas das árvores retorcidas, a série Cerrado traz texturas que evocam a resiliência da flora, remetendo às adaptações do bioma.

Casca é uma cor que simboliza o renascimento; Ipê é inspirada na árvore icônica que colore o Cerrado e Lusco, que remete à luz do amanhecer, compõem a paleta vibrante da série.
Mata Atlântica: a riqueza das sensações
Abrangendo uma diversidade impressionante de ecossistemas, a Mata Atlântica revela sua exuberância em formas, cores e texturas. Inspirada nas montanhas cobertas por florestas densas e nos musgos que envolvem as pedras dos rios, a série exclusiva da Decortiles traz superfícies com toque aveludado, que remetem à umidade constante do bioma.

Entre as cores que traduzem essa paisagem estão Nheery, uma expressão que significa “onde os espíritos se banham”, em referência à língua Guarani; Cajaíba, inspirada em uma das praias mais emblemáticas da Baía da Ilha Grande; e Araçá, um fruto nativo que encanta pela suavidade.
Biomas: experiência multissensorial
A coleção Biomas continua sua jornada em 2025, ampliando sua narrativa sensorial e visual com as novas séries. Biomas sintetiza a poesia das paisagens brasileiras, evocando memórias, texturas e tonalidades que ressoam profundamente a essência do Brasil.

A cocriação entre a Decortiles e o Atelier Marko Brajovic traduz essa visão, explorando a ligação entre design e natureza, para que cada bioma se revele em sua plenitude, inspirando novos diálogos e possibilidades nos espaços arquitetônicos. “Queremos trazer os Biomas para dentro das cidades. Esperamos que essa coleção toque as pessoas emocionalmente, reconhecendo a biofilia como elemento de sinestesia do ser humano com o aspecto urbano”, finaliza.