Digital Lavander, da botânica para a arquitetura
Flor pequena e delicada, ela é sinônimo de paz, relaxamento e equilíbrio.
Uma das plantas mais aclamadas pelo mundo devido à sua beleza inigualável e aroma inconfundível, ganhou espaço não apenas nas floriculturas, mas também no meio medicinal, religioso e, em especial, decorativo.
A lavanda, conhecida e utilizada desde a Grécia Clássica e Roma Antiga, extrapola os limites da botânica e chega ao mundo do design e da arquitetura.
A Lavanda Digital ou, em inglês, Digital Lavander, é um tom que se conecta ao bem-estar e ao otimismo, evocando serenidade e equilíbrio. De acordo com a WGSN, a qualidade sensorial da cor a torna ideal para rituais de autocuidado, práticas de cura e produtos de bem-estar. “Nossa cor do ano significa a estabilidade, a serenidade e o escapismo digital que muitos de nós construímos em nossos rituais de recuperação para proteger e melhorar nossa saúde mental em tempos difíceis”, anuncia a empresa, que é autoridade global em previsão de tendências de consumo.
Uma mistura suave entre os tons de azul, roxo e branco, a tonalidade é aconselhada para transmitir serenidade aos ambientes. Especialmente em um período pós-pandemia, onde todo tipo de estresse foi experimentado, ela surge como alternativa para um otimismo renovado, para dias tranquilos e brilhantes, para respostas psicológicas e fisiológicas mais serenas e equilibradas.
A leveza que faltava na decoração
Em alta, Lavanda Digital é uma imensurável fonte de inspiração. Para todos os gostos e estilos, tanto em produções monocromáticas, quanto no color blocking, ela pode ser o grande diferencial no décor.
Na sala de estar, por exemplo, é a escolha perfeita para garantir a elegância que o cômodo pede. Na cozinha, traz a harmonia necessária; no quarto, tranquilidade e paz. Nas áreas externas, a cor delicada das flores traz vida e celebração. Seja em uma simples almofada, na parede ou no revestimento do chão, a tonalidade deixa o ambiente sofisticado, suave e agradável ao olhar.
Para combinar com o lavanda e suas nuances, vale apostar no branco, no cinza e em toda a gama de tons terrosos e azuis. Basta usar a criatividade, agregar os elementos certos e cores complementares para criar um infinito particular, onde as energias mais densas se dissipam, e o que fica é pura leveza.